História dos Talheres

Hoje existem talheres para vários tipos de pratos: garfo de peixe, garfo de carne, colher de sobremesa, colher de chá e até um talher especial para comer "lesma" (o famoso e superchique escargot!). Mas você sabia que, até o século 11, as pessoas costumavam comer com as mãos? Naquela época, os mais educadinhos eram aqueles que se alimentavam usando apenas três dedos!
Mas as coisas começaram a mudar quando um nobre de Veneza chamado Domenico Salvo casou-se com Teodora de Bizâncio, ainda no século 11: essa princesa "novidadeira" costumava usar um objeto pontudo, com dois dentes, para espetar os alimentos.
Este primeiro garfo da história causou o maior "bafafá", pois as pessoas achavam que o alimento doado por Deus era considerado sagrado e, portanto, deveria ser comido com as próprias mãos!
Aos poucos, nobres e membros do clero (Igreja) foram se acostumando à idéia de utilizar um talher nas refeições. Mas esse hábito demorou a convencer a população em geral: somente por volta de 1620 é que o espeto com dois dentes chegou à mesa do povo! No início do século 19 a moda era o garfo de três dentes. E só em 1880 é que o espeto de quatro dentes começou a dar suas garfadas!

Facas e colheres
Garfo sem faca é como relógio sem ponteiro: um não funciona sem o outro, né?
A faca é o talher mais antigo da nossa história! Há 1,5 milhão de anos o Homo Erectus criou esse objeto cortante, que era feito de pedra e servia para a caça e a defesa. Depois do machado, a faca é o utensílio mais antigo de que se tem notícia!
Em um período chamado Idade do Bronze (ele teve início por volta de 3000 antes de Cristo), a faca começou a ser feita com... bronze, é claro! A partir daí, elas passaram a ser usadas também para descascar frutas. As primeiras lâminas de aço foram produzidas pelos romanos.
Já a colher tem um passado meio misterioso: existem registros arqueológicos de objetos semelhantes à nossa colher com mais de 20 mil anos! Provavelmente eram feitas de madeira, pedra ou marfim.
O que se sabe de verdade é que os antigos gregos costumavam usar uma colher de madeira para comer ovos. Em geral, os povos utilizavam esse talher para preparar e depois servir a comida. Só no século 17 é que esse talher finalmente se juntou à faca e ao garfo durante as refeições!

Curiosidades
- Quem será que teve a idéia de usar talheres?
O cardeal francês Richelieu foi o primeiro grande defensor das boas maneiras à mesa. Richelieu viveu de 1585 a 1642 e começou a defender a tal "etiqueta" a partir de 1630.
- Escova elétrica você já deve ter visto, mas garfo elétrico?
Pois é, o americano Israel Robert Smuts, louco por uma macarronada, criou um garfo elétrico para facilitar seu trabalho na hora de enrolar seu tão querido espaguete!