domingo, 5 de junho de 2011

Diferenças entre as culinárias japonesa e chinesa

As culinárias japonesa e chinesa são muito confundidas.

Apesar da proximidade geográfica, os países possuem grandes diferenças culturais, e a culinária é um dos exemplos. Claro que existem influência de um país com os costumes do outro, mas no geral, dá para fazer uma diferenciação entre as suas comidas.

A culinária chinesa tem nos carboidratos sua fonte principal de nutrientes. Não é à toa que o macarrão nasceu na China. As carnes de porco, frango e frutos do mar também são presentes nos pratos chineses, sempre muito condimentados. Na cozinha chinesa as carnes são fritas e assadas e os pratos chamam a atenção pela aparência: são coloridos, com legumes variados como acompanhamento, e preparados com shoyu e temperos, culminando em uma culinária forte e marcante. Nos doces, frutas carameladas e o Biscoito da Sorte são alguns dos itens mais populares da China.

A mesa japonesa leva muito peixe e frutos do mar - afinal o Japão é uma ilha, e o arroz não pode faltar, pois é o prato principal de quase todas as refeições. O arroz utilizado é de uma variedade diferente da conhecida no
ocidente, que acaba formando aquele arroz mais “grudadinho”, e com um sabor característico. Também são muito consumidas verduras e legumes, e os pratos geralmente são crus ou cozidos.

Para entender um pouco melhor as diferenças da culinária entre os dois países, listamos alguns pratos comuns, com indicação de suas origens:

Chop Suey
Chop suey significa, literalmente, “pedaços misturados”. É um prato de origem chinesa feito com carne e legumes, e servido com algum acompanhamento, como o arroz. (Foto: arroz chop suey)

Frango Xadrez
De origem chinesa, é feito com cubos de frango, legumes, amendoim e temperos. (Foto: Frango xadrez do China Master)

Gyoza
Pequeno pastel de origem chinesa, geralmente recheado com carne de porco e legumes. Pode ser frito ou cozido no vapor, e comumente é comido com shoyu.


Macarrão
De origem chinesa, o macarrão também é utilizado na culinária japonesa. Os tipos mais comuns são o soba (feito de farinha de centeio), o udon (feito de farinha de trigo) e o ramen (utilizado em vários tipos de sopas). (Foto: Macarrão tipo soba)


Missoshiru
Prato japonês, é uma sopa feita com missô, uma pasta produzida a partir da fermentação de arroz, cevada, soja e sal.


Rolinho Primavera
Tem origem na China, consiste de uma massa frita recheada com legumes da estação, servido com molho agridoce.


Sashimi
Um dos pratos japoneses mais famosos, o sashimi é o conhecido “peixe cru”. Consiste em fatias finas de peixe ou frutos do mar, servidos com acompanhamentos como shoyu, gengibre e wasabi (pasta de sabor picante). (Foto: Sashimi do Fujii Cozinha Japonesa)


Sukiyaki
Prato japonês feito com carnes, ovo, vegetais e macarrão, cozidos em um molho especial.


Sushi
O sushi, prato de origem japonesa, pode ter diferentes formatos e acompanhamentos, mas sempre tem como base o arroz de sushi. O tipo mais conhecido é o makizushi, que são os “rolinhos” de arroz, embrulhados em alga, com recheios que podem ser de legumes ou peixes. O uramaki é o
sushi feito com o arroz do “lado de fora”, e a alga com o recheio no meio. O oshizushi é um bloco de arroz, que pode ter um pedaço de peixe colocado em sua superfície.


Tempurá
Prato da culinária japonesa, feito com vegetais ou frutos do mar fritos com uma camada de massa. Foi introduzido no Japão por influência portuguesa.
(Foto: Tempurá do Azuki)


Tofu
Conhecido no Brasil como “queijo de soja”, é um alimento de origem chinesa, mas comum também na culinária japonesa. Pode ser comido puro, cru ou cozido, ou acompanhar outros pratos como sopas.


Yakissoba
O yakissoba é feito com macarrão, legumes e verduras, e pode levar também algum tipo de carne. O prato é de origem chinesa, mas o nome “yakissoba” é japonês. No Brasil, é comum tanto restaurantes de culinária chinesa quanto japonesa chamarem o prato de yakissoba em seus cardápios. (Foto: Yakissoba do Miyo)


FONTES:
(Fonte: China House e redação hagah)